Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Alan Myers, baterista do Devo de 1976 a 1985

Conhecido como “Metrônomo Humano”, o músico morreu nesta segunda-feira, 24, de câncer

Redação Publicado em 26/06/2013, às 08h35 - Atualizado às 08h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alan Myers - Reprodução / Site oficial / Anastasia Pantsios
Alan Myers - Reprodução / Site oficial / Anastasia Pantsios

O mais icônico baterista do Devo Alan Myers morreu nesta segunda-feira, 24. A notícia veio do site Slicing Up Eyeballs. O músico norte-americano lutava contra um câncer.

A informação da morte de Myers veio de Ralph Carney, músico de jazz, tio de Patrick Carney, do Black Keys, e amigo do antigo baterista do Devo. “Acabei de receber uma péssima notícia”, escreveu ele, no Facebook, na terça, 25. “Alan Myers morreu ontem [segunda-feira], de câncer. Ele foi o melhor baterista do Devo e uma das primeiras pessoas a me ensinar jazz.”

O atual baterista do Devo Josh Freese também foi um dos primeiros a divulgar a morte do antecessor. “Descanse em paz, Alan Myers. O meu favorito. Um baterista subestimado e brilhante. É uma honra tocar suas linhas de bateria com o Devo”, escreveu ele no Twitter.

Myers tocou com o Devo por quase uma década, de 1976 a 1985, e ficou conhecido como o “Metrônomo Humano” por conta da capacidade dele de manter o ritmo a qualquer custo. Ele se juntou à banda ao substituir Jim Mothersbaugh. O músico deixou o grupo durante o período de composição do álbum Total Devo, lançado apenas em 1988.

O baterista participou de um período inspirado do Devo, participando dos discos Q: Are We Not Men? A: We Are Devo (1978), Duty Now for the Future (1979), Freedom of Choice (1980), New Traditionalists (1981), Oh, No! It's Devo (1982) e Shout (1984).

Também através do Twitter, Gerard Castale, membro fundador do Devo, publicou uma série de mensagens em homenagem ao antigo companheiro de banda, “o mais incrível baterista com quem tive o privilégio de tocar por dez anos”. “Perdê-lo foi como perder um braço. Descanse em paz! Eu pedi para que ele não deixasse o Devo. Mas ele não conseguiu tolerar ser substituído por Fairlight”, escreveu ele sobre o uso do criticado sintetizador Fairlight CMI, usado no álbum Shout. Eu concordo com você. Alan, você era o melhor – o Metrônomo Humano e mais. Você nasceu para tocar bateria no Devo!”