Morre Andy Hummel, baixista original do Big Star

Músico tinha 59 anos e sofria de câncer; notícia foi confirmada no Twitter por Ken Stringfellow, baixista atual da banda

Da redação Publicado em 19/07/2010, às 21h35

Andy Hummel, baixista original do Big Star, morreu nesta segunda-feira, 19. O músico tinha 59 anos e sofria de câncer. A informação foi dada com exclusividade pelo site norte-americano DFW, tendo sido confirmada no Twitter por Ken Stringfellow, baixista atual da banda.

"Outra triste perda para os fãs do Big Star, Andy Hummel morre depois de uma longa doença", escreveu Stringfellow. Há quatro meses, no dia 17 de março, a banda perdeu outro integrante: o vocalista Alex Chilton morreu, também aos 59 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Dias depois o Big Star se apresentaria no festival South by Southwest, nos Estados Unidos. Agora, o grupo tem apenas um integrante original, o baterista Jody Stephens (o guitarrista Chris Bell morreu em um acidente de carro em 1978).

O funeral de Andy Hummel deve acontecer na próxima quarta-feira, 21.

Carreira

O Big Star lançou apenas três álbuns de estúdio com a formação original, mas que influenciaram diversas bandas, a exemplo do R.E.M. Todos estão na lista dos 500 melhores discos da Rolling Stone EUA: #1 Record (1972), Radio City (1974) e Third/Sister Lovers (1978). Os hits "Thirteen" e "September Gurls" também fazem parte da seleção das 500 melhores músicas de todos os tempos da RS EUA.

No ano passado, um box do Big Star, Keep on Eye on the Sky, foi lançado. São quatro discos com 99 faixas no total, que incluem músicas de 1968 a 1975.