Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre aos 77 anos o cineasta Michael Cimino, de O Franco Atirador

O diretor vencedor do Oscar também fez O Ano do Dragão e O Último Golpe, protagonizado por Clint Eastwood

Redação Publicado em 03/07/2016, às 12h30 - Atualizado às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Cimino - Briquet Nicolas/AP
Michael Cimino - Briquet Nicolas/AP

Morreu aos 77 anos o cineasta Michael Cimino, vencedor do Oscar por O Franco Atirador. A notícia foi confirmada pelo diretor do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, que lamentou a perda em um post no Twitter no último sábado, 2. A causa da morte não foi divulgada.

Diretor e roteirista, Cimino assinou ainda O Ano do Dragão e O Último Golpe, protagonizado por Clint Eastwood. O Franco Atirador, de 1978, com Robert De Niro e Meryl Streep, foi vencedor de cinco prêmios Oscar, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Apesar de todo o sucesso, o diretor também ficou marcado por um grande fracasso. O western O Portal do Paraíso é tido como um dos piores resultados de bilheteria de todos os tempos, isso depois de ter passado por uma série de problemas e atrasos na produção e ter estourado o orçamento. Com quase quatro horas de duração, o resultado final foi massacrado pela crítica e quase acabou com o estúdio que estava no comando dele, o United Artists. A carreira de Cimino nunca se recuperou totalmente, após esse caso.