Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre aos 80 anos a atriz Mary Tyler Moore

A estrela do The Mary Tyler Moore Show e do The Dick Van Dyke Show estava internada em um hospital de Connecticut, nos Estados Unidos, tratando de diversos problemas de saúde

Redação Publicado em 25/01/2017, às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Finais de sitcoms (galeria) - The Mary Tyler Moore Show - Reprodução
Finais de sitcoms (galeria) - The Mary Tyler Moore Show - Reprodução

Morreu nesta quarta, 25, em Connecticut, nos Estados Unidos, a atriz Mary Tyler Moore. Ela estava com 80 anos e havia sido internada para tratar de diversos problemas de saúde. Mary tinha diabetes tipo um desde os 33 anos e passou por uma cirurgia delicada no cérebro em 2011, além de ter operado os olhos algumas vezes para tentar melhorar a visão. Segundo o site TMZ, a atriz estava respirando com a ajuda de aparelhos há uma semana.

A estrela do The Mary Tyler Moore Show (que está em 46º lugar na nossa lista de Melhores Séries de todos os tempos ) foi um ícone da TV norte-americana. Nos anos 1960 (1961-1966) viveu a dona de casa Laura Petrie na amada comédia The Dick Van Dyke Show. Na década seguinte (1970-1977) entrou para a história ao interpretar a primeira mulher independente e solteira, focada na carreira, a protagonizar uma série – o programa levava o nome da atriz: The Mary Tyler Moore Show. A premiada sitcom contava a história de Mary Richards, que acaba por acaso trabalhando como produtora em um noticiário de TV. Ao longo de sete temporadas, a série abordou temas como homossexualidade, infidelidade, prostituição e salários iguais para mulheres e homens.

Mary Tyler Moore estava no auge da carreira quando foi diagnosticada com diabetes. Desde então, se dedicou a diversas fundações que ajudam pessoas que sofrem da doença, além de ter participado ativamente de campanhas em prol dos direitos dos animais. Após o fim do The Mary Tyler Moore Show (também conhecido apenas como Mary Tyler Moore), ela continuou atuando na TV e fez alguns filmes, entre eles Gente Como a Gente (1980), pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Ao longo da carreira, foi premiada com seis Emmy, além de um Tony especial pela peça Whose Life Is it Anyway?.