Morre aos 80 anos o fotógrafo conhecido do mundo do rock Barry Feinstein

Feinstein fez capas de álbuns de Bob Dylan, George Harrison e dos Rolling Stones

Andy Greene Publicado em 21/10/2011, às 09h03

Barry Feinstein
Foto: Reprodução/Site oficial

O fotógrafo conhecido do mundo do rock Barry Feinstein, que fez as capas dos discos The Times They Are-A Changin, de Bob Dylan, All Things Must Pass, de George Harrison, Pearl, de Janis Joplin, e incontáveis outros trabalhos icônicos, morreu na última quinta, 20, no estado de Nova York, de causas naturais. Ele estava com 80 anos.

As fotos de Feinstein de Bob Dylan em sua lendária turnê de 1966 são algumas das imagens mais famosas da carreira do compositor. Ele captou um Dylan esquelético e exausto fumando um cigarro em uma limousine, enquanto fãs olhavam para dentro; encolhido em um assento do Royal Albert Hall, que estava vazio; sentado em uma sacada com crianças, em Liverpool, Inglaterra; e em uma doca de balsas na Austrália, sendo que esta foto posteriormente foi usada como a capa do documentário de 2005 de Martin Scorsese No Direction Home: Bob Dylan.

Feinstein também clicou a primeira capa para da obra-prima de1968 dos Rolling Stones Beggar's Banquet. O selo ABKCO achou a imagem de uma privada suja, em um banheiro coberto de grafite, explícita demais para lançar e eles a substituíram por uma capa branca – apesar de outras edições, mais tarde, terem sido lançadas com a foto de Feinstein. Ele fez a foto em um banheiro de uma oficina mecânica de Porsches em Los Angeles.

Ele trabalhou em Hollywood e Washington, DC, fotografando Judy Garland, Steve McQueen, Richard Nixon, John Kennedy e Frank Sinatra, além de muitos outros ícones das décadas de 60 e 70. Feinstein também dirigiu o filme cult de 1968 You Are What You Eat.