Morre aos 83 anos o cantor de blues Bobby “Blue” Bland

Ele ficou conhecido com músicas como "Further on Up the Road" e "Turn on Your Love Light”

Rolling Stone EUA Publicado em 24/06/2013, às 10h41 - Atualizado às 12h20

Bobby Bland
AP

Morreu aos 83 anos o cantor de blues e soul Bobby "Blue" Bland, mais conhecido por músicas como "Further on Up the Road" e "Turn on Your Love Light". Ele morreu no último domingo, 23, em Memphis. De acordo com o filho de Bland, Rodd Bland, o artista foi vítima de complicações de uma doença que já o acometia há algum tempo, segundo noticiou a agência Associated Press.

Bland era conhecido como o "Sinatra do blues", por causa de sua voz, e foi influenciado por Nat King Cole. Ele entrou para o Hall da Fama do Rock em 1992 e era conhecido como uma das poucas últimas conexões vivas com as raízes do blues.

"Ele dava certo nível de classe ao blues", disse Lawrence "Boo" Mitchell, filho do músico e produtor Willie Mitchell.

Depois de se mudar para Memphis ainda adolescente, Bland ajudou a fundar o Beale Streeters, um grupo que contou ainda com B.B. King (ao lado dele, à direita, nesta foto de 1982) e Johnny Ace. Depois de um período passado no exército, Bland gravou na década de 50 com o fundador da Sun Records Sam Phillips, que lançou as carreiras de Elvis Presley, Johnny Cash e Carl Perkins, mas foi somente na década seguinte que ele alcançou o sucesso.

O primeiro hit veio em 1957 com "Further on Up the Road", que chegou ao primeiro lugar nas paradas de R&B. Bland ainda fez sucesso com "I'll Take Care of You" (1960) e "Turn Your Love Light On" (1961). Ouça abaixo.

Apesar de ele não ter ficado tão amplamente conhecido como alguns de seus contemporâneos do blues, suas canções foram influentes: músicos como Eric Clapton e David Bowie gravaram faixas de Bland no começo de suas carreiras.

"Ele sempre foi o tipo de cara que, se pudesse te ajudar de algum jeito, forma ou maneira, ele o faria”, disse Rodd Bland.