Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre aos 91 Jerry Lewis, lenda da comédia

“Ele morreu pacificamente em casa”, afirmou a família em um comunicado

Rolling Stone EUA Publicado em 20/08/2017, às 16h02 - Atualizado às 23h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jerry Lewis - Barry Brecheisen/AP
Jerry Lewis - Barry Brecheisen/AP

Jerry Lewis, uma dos comediantes mais influentes dos Estados Unidos, morreu na manhã deste domingo, 20, na casa dele, na cidade de Las Vegas. Ele tinha 91 anos.

"O rei do entretenimento Jerry Lewis morreu pacificamente hoje, de causas naturais, aos 91 anos, em casa com a família." A afirmação veio do comunicado enviado pelos parentes de Lewis ao jornalista John Katsilometes, do Las Vegas Review Journal.

Jerry Lewis deixou filme inédito e “maldito” sobre o Holocausto.

Carreira

Nascido em 1926, em New Jersey, nos Estados Unidos, Lewis começou a atuar cedo. Ele estreou nos palcos ao lado dos pais dele, ainda na adolescência. O ator se consolidou como um dos nomes mais relevantes da comédia ao lado de Dean Martin, com quem começou a atuar em 1946. Eles apareceram em filmes como A Amiga da Onça, de 1949, e atuaram em 16 produções em 10 anos. A parceria acabou em 1956.

Jerry Lewis: dez momentos inesquecíveis do comediante.

Após o fim da dupla, Lewis focou na carreira cinematográfica, se juntando ao diretor Frank Tashlin em uma série de comédias de sucesso, como Bancando a Ama-Seca (1958). O ator também escreveu, dirigiu e estrelou filmes icônicos, como O Professor Aloprado (1963), que ganhou nova versão estrelada por Eddie Murphy em 1996.

Nos anos 1960, ele foi professor na Universidade do Sul da Califórnia. Na época, deu aulas para grandes nomes do cinema como George Lucas e Steven Spielberg, ajudando na formação de toda uma geração de cineastas. Já nos anos 1980, Lewis atuou em O Rei da Comédia (1982), de Martin Scorsese, ao lado de Robert De Niro.

Nos últimos anos, Lewis continuou como uma figura importante da cultura mundial graças à apresentação anual do The Jerry Lewis MDA Labor Day Telethon, que beneficia a Associação de Distrofia Muscular dos Estados Unidos.

Análise: Jerry Lewis refez a história da comédia.