Morre Bettie Page

Ícone da revolução sexual nos anos 1960, ex-modelo sofreu ataque cardíaco no último dia 2 de dezembro

Da redação Publicado em 12/12/2008, às 10h15

Morreu nesta quinta-feira, 11 de dezembro, a ex-modelo e atriz Bettie Page, aos 85 anos de idade, devido a uma pneumonia. No dia 2 de dezembro, Page sofreu um ataque cardíaco, e desde então estava inconsciente.

Bettie Page, considerada a "rainha das pin-ups" (garotas cujas fotos, sensuais, eram produzidas em larga escala, e acabaram se tornando ícones da cultura pop), foi uma das modelos mais conhecidas durante a revolução sexual dos anos 1960. Depois de ter feito um ensaio para a Playboy em 1955, Page foi considerada por Hugh Hefner, criador da publicação, a "modelo do século".

"Ela capturou a imaginação de uma geração de homens e mulheres com seu espírito independente e sua sensualidade sem vergonha. Ela era a encarnação da beleza", afirmou Mark Roesler, que atuava como agente de Page, no site oficial da artista.

Tempos depois do auge na carreira, Page tornou-se religiosa, reclusa e enfrentou tratamentos para controlar uma doença mental. Sua história foi contada em 2006 no filme The Notorious Bettie Page, que teve a norte-americana Gretchen Mol no papel principal.

O funeral acontece na próxima terça, 16, no cemitério Westwood Memorial, em Los Angeles.