Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Betty Wright, cantora de R&B e soul de músicas como ‘Clean Up Woman’

A vencedora do Grammy, inspirou e colaborou com artistas como Kendrick Lamar, Lil Wayne e Beyoncé

Daniel Kreps, Rolling Stone EUA Publicado em 11/05/2020, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Betty Wright (Foto: Rolling Stone EUA / Getty Images)
Betty Wright (Foto: Rolling Stone EUA / Getty Images)

Betty Wright, a cantora de R&B e soul por trás dos hits “Clean Up Woman “, “Tonight Is the Night” e “Girls Can’t Do What the Guys Do”, morreu aos 66 anos de idade. 

A família da artista revelou para a Essence que Betty morreu de câncer, em Miami. No dia 2 de maio, a cantora Chaka Khan,  compartilhou um tuíte e afirmou que a cantora “precisava de todas as orações”. 

Integrante de uma família de cantores de gospel, Betty lançou o primeiro disco solo, My First Time Around, aos 14 anos, em 1967. Um ano mais tarde, a artista conquistou o primeiro hit com “Girls Can’t Do What the Guys Do”. 

+++ LEIA MAIS: Morre Little Richard, um dos fundadores do rock, aos 87 anos

Nas décadas de 1970 e 1980, Betty emplacou diversos outros sucessos, como “Clean Up Woman”, “Dance With Me”, “No Pain, No Gain” e “Tonight Is the Night”, o maior hit da cantora.  

Em 1975, Betty ganhou o Grammy de Melhor Música de R&B com “Where Is the Love”. Ao longo da carreira, a cantora foi indicada para seis categorias, incluindo uma homenagem pela contribuição em “Playing With Fire”, do disco Tha Carter III, de Lil Wayne

+++ LEIA MAIS: 'Copiamos o Kraftwerk assim que pudemos', diz Peter Hook, ex-New Order, sobre o legado de Florian Schneider

As músicas da artista também lançaram as bases para futuros hits: “Clean Up Woman” foi sampleada por Chance the Rapper, em “Favorite Song”,  Mary J. Blige, no remix de “Real Love”, e SWV, em “I’m So Into You”. Além disso, a diva pop Beyoncé sampleou a canção “Girls Can't Do What the Guys Do” em “Upgrade U”. 

Além disso, Betty também trabalhou como vocalista de estúdio e colaborou Stevie Wonder, Clarence Clemons, Stephen Stills, Peter Tosh, David Byrne e Erykah Badu.

No último disco da cantora, Betty Wright: The Movie, lançado em 2011, contou com participações especiais de Lil Wayne, Snoop Dogg e Joss Stone. Já em 2016, Betty contribuiu para a canção “Holy Key” de Kendrick Lamar, Big Sean e DJ Khaled


+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL