Morre Bob Casale, guitarrista do Devo, aos 61 anos

Músico foi integrante original da banda que estourou com o sucesso de “Whip It”

Redação Publicado em 18/02/2014, às 16h29 - Atualizado às 17h20

Bob Casale
Katy Winn/AP

Bob Casale, integrante original do Devo, morreu na última segunda-feira, 17, anunciou o irmão dele, Gerald Casale, no Facebook oficial da banda. Bob tinha 61 anos e morreu após uma insuficiência cardíaca não especificada.

Morre Alan Myers, baterista do Devo de 1976 a 1985.

“Tenho uma notícia muito triste hoje”, começou o comunicado de Gerald, quatro anos mais velho do que Bob. “A morte repentina dele foi um choque total para todos nós.”

Bob participou da formação original da banda, quando foi chamado pelo irmão para tocar guitarra no grupo. “Como membro original do Devo, Bob Casale esteve comigo nas trincheiras desde o início”, continuou Gerald. “Ele foi meu irmão equilibrado, um músico sólido ao vivo e um talentoso engenheiro de som, sempre dando mais do que ele podia.”

Segundo o irmão, Bob estava ansioso pelo retorno do Devo aos palcos. “Ele estava animado com a possibilidade de Mark Mothersbaugh permitir que o Devo voltasse a tocar.”

Ícone do movimento musical conhecido como new wave, o Devo estreou com o disco Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, lançado em 1978. Graças ao hit “Whip It”, do álbum Freedom of Choice, lançado dois anos depois, eles despontaram nas paradas de sucesso e tiveram o clipe exibido massivamente na MTV norte-americana.