Morre aos 69 anos Butch Trucks, fundador do Allman Brothers Band

O baterista de longa data do grupo dava “impulso e força” aos veteranos do rock

Rolling Stone EUA Publicado em 25/01/2017, às 13h24 - Atualizado às 15h00

Butch Trucks, do Allman Brothers Band
AP

Butch Trucks, um dos bateristas fundadores do Allman Brothers Band, morreu na última terça, 24. Ele tinha 69 anos. Page Stallings, agente de Trucks, confirmou a morte do músico para a Rolling Stone EUA, mas disse que a causa da morte é desconhecida.

Ao lado do baterista e percussionista Jai “Jaimoe” Johnny Johanson, Trucks ajudou a construir a base do instrumento no southern-rock. Jaimoe uma vez perguntou a Duane Allman porque ele queria dois bateristas no grupo, de acordo com a biografia do Allman Brothers chamada One Way Out, e o guitarrista citou as bandas com dois bateristas de Otis Redding e James Brown.

“Jaimoe era um ótimo baterista, mas um pouco mais contido”, disse o guitarrista Dicky Betts, do Allman Brothers. “Nós precisávamos de Butch, que tinha aquele impulso e força. Combinava perfeitamente com Jaimoe.” Apesar de Jaimoe sair e retornar ao grupo nos anos 1980, Trucks proveu uma batida constante ao longo da trajetória da banda.

Claude Hudson "Butch" Trucks nasceu na cidade de Jacksonville, no estado norte-americano da Flórida, no dia 11 de maio de 1947. Ele começou a tocar bateria na escola e fez parte da banda da Jacksonville's Englewood High School, de acordo com Skydog: The Duane Allman Story. Os pais dele eram religiosos restritos e se recusaram a comprar uma bateria para ele, até ele prometer nunca tocar em um local que servisse álcool. Antes de se formar no ensino médio, ele tocou em duas bandas – The Vikings e Echoes – assim como nas orquestras Jacksonville Symphony Orchestra e Jacksonville Symphonette. Ele foi para a Florida State University, onde, ele disse uma vez, ele “se formou em ficar longe do Vietnã” e formou um grupo chamado Bitter Ind.

Foi em um show do Bitter Ind. em Daytona Beach, também na Flórida, que Trucks encontrou Gregg e Duane Allman pela primeira vez. Este o chamou para tocar bateria com eles em um show. Quase três anos depois, eles formaram o Allman Brothers Band.