Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Catfish Collins

Ex-guitarrista do Parliament/Funkadelic e irmão do baixista Bootsy Collins tinha 66 anos

Da redação Publicado em 10/08/2010, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Mais um ex-Parliament/Funkadelic morreu. Segundo a Rolling Stone EUA, Phelps "Catfish" Collins, lendário guitarrista do grupo capitaneado por George Clinton, morreu na sexta, 6, em Cincinnati, após luta contra o câncer (não especificado).

"Meu mundo não será mais o mesmo sem ele", disse seu irmão, o baixista Bootsy Collins, em comunicado. "Estejam felizes por ele, certamente é e sempre foi o cara mais alegre que eu já conheci nesse planeta." Catfish inspirou seu irmão mais novo a colocar cordas de baixo em uma guitarra velha, ajudando a definir a sonoridade funk, característica de Bootsy.

Antes da junção ao Parliament/Funkadelic, Catfish e Bootsy trabalharam durante muitos anos com James Brown. "Era como tocar em uma grande escola com James [como professor]", disse o baixista, em entrevista à Rolling Stone EUA, em 1978. Em 1971, entraram no coletivo funk, tocando em álbuns clássicos como America Eats Its Young, de 1972. Catfish ainda entrou no projeto paralelo de seu irmão, intitulado Bootsy's Rubber Band, e deixou o Funkadelic em 1983.

Phelps Collins morreu aos 66 anos, pouco tempo após a morte de outro ex-companheiro de banda, Garry Shider, o Diperman.