Morre Clarence Clemons

Saxofonista da E Street Band, banda de Bruce Springsteen, tinha 69 anos; músico sofreu um derrame no último dia 12

Por Andy Greene Publicado em 19/06/2011, às 14h18

Clarence Clemons morreu ao 69 anos, por complicações causadas por um derrame
AP

Clarence Clemons, o lendário saxofonista da E Streed Band, que tocou com Bruce Springsteen nos últimos 40 anos, morreu neste sábado, 18. Clemons sofreu um derrame no último dia 12. Após sua hospitalização e duas cirurgias no cérebro, Clemons chegou a apresentar melhoras, mas seu quadro piorou muito na última semana. Ele tinha 69 anos.

O músico - também chamado por fãs e amigos de Big Man - era a alma da E Street Band. Sua colaboração em faixas como "Born to Run", "Thunder Road", "Jungleland", "Dancing in the Dark" e incontáveis outras representa alguns dos solos mais importantes de saxofone no rock 'n' roll. "A história que contei durante a minha vida no trabalho não poderia ter sido tão bem contada sem o Clarence", Springsteen escreveu na introdução da autobiografia de Clemons, Big Man: Real Life and Tall Tales.

Tanto já foi dito sobre a noite chuvosa em 1971, em Astbury Park, em que Clemons e Springsteen se conheceram, que é difícil separar a verdade do mito. Na época, Springsteen era um músico de bar, e Clemons era um ex-jogador de futebol americano que passava as noites tocando sax em clubes noturnos.

Clemons logo entrou para a banda de apoio de Springsteen (que ainda não se chamava E Street Band), e quando ele gravou seu disco de estreia, Greetings From Asbury Park, no verão de 1972, Clemons foi trazido para as sessões de gravação. Nas duas décadas seguintes, ele se tornou o mais conhecido integrante da E Street Band - tanto por seu porte físico e sua igualmente forte personalidade, quanto por seu papel no palco. Ele é o único integrante da banda que aparece com Springsteen na capa do clássico Born to Run.

Nos anos 80, Clemons começou a trabalhar também como ator, aparecendo em programas de TV como Diff'rent Strokes e filmes como Bill and Ted's Excellent Adventure. Em 1985, ele também teve um hit em carreira solo, com "You're a Friend of Mine", um dueto com Jackson Browne. Em 1989, enquanto Clemons estava em turnê com Ringo Starr, Springsteen o telefonou para dizer que ele havia decidido acabar com a banda. "Eu não falei nada e nem tentei intervir", Clemons escreveu em sua autobiografia. "Fiquei muito quieto e parei de sorrir. Para o Ringo, pareceu que eu havia recebido a notícia de que alguém tinha morrido."

A E Street Band retornou em 1999 e está na ativa desde então. Clemons amava o fato de estar na estrada, ainda que lutasse contra terríveis dores nos joelhos, nas costas e nos quadris.

No início deste ano, ele tocou sax em duas faixas do novo disco de Lady Gaga, Born This Way. Ele aparece no vídeo de "Edge of Glory", e sua última performance ao vivo foi na final de American Idol, com Gaga.