Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Damon Harris, ex-integrante do The Temptations

Cantor foi vencedor de três prêmios Grammy e gravou clássicos como “Papa Was a Rolling' Stone”

Redação Publicado em 20/02/2013, às 12h58 - Atualizado às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Damon Harris - Reprodução
Damon Harris - Reprodução

Morreu nesta semana Damon Harris, codinome artístico de Otis Robert Harris Jr., o cantor de soul três vezes vencedor do Grammy e conhecido principalmente como integrante do The Temptations. Ele estava com 62 anos e não resistiu a um ataque decorrente de câncer de próstata.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Harris era um fã do The Temptations enquanto garoto em Baltimore, e formou com os amigos um grupo vocal inspirado nos ídolos, The Young Tempts. O grupo, no entanto, assim que começou a gravar e fazer relativo sucesso foi processado pela Motown por causa do nome.

Em 1971 o cantor conseguiu uma audição para integrar o grupo que idolatrava e com ele gravou nos anos seguintes clássicos como “Papa Was a Rolling' Stone”, “Masterpiece” e “Plastic Man”. Três prêmios Grammy e quatro anos mais tarde, ele foi demitido depois de desentendimentos contratuais.

Damon Harris voltou a gravar com seus antigos companheiros sob o nome de Impact e conseguiu relativo sucesso principalmente com o single “Give a Broken Heart a Break”. Deixou a música de lado por alguns anos até a década de 90, quando voltou a fazer turnês, desta vez sozinho.

Logo no início dos anos 2000 ele foi diagnosticado com câncer na próstata e fundou o The Damon Harris Cancer Foundation para ajudar vítimas da doença.

Ouça “Papa Was a Rolling’ Stone”: