Morre Deke Richards, compositor de “I Want You Back” e “ABC”, do Jackson 5

Músico foi fundador do The Corporation e trabalhou com outros nomes da Motown

Redação Publicado em 26/03/2013, às 12h11 - Atualizado às 12h28

Deke Richards
Divulgação / Universal Music

Deke Richards (na foto, ao centro), o compositor da Motown, arranjador e produtor que fundou a The Corporation, time que escreveu hits do Jackson 5 como “I Want You Back”, “ABC”, “The Love You Save” e outros sucessos das décadas de 60 e 70, morreu no domingo, 24, em uma casa de repouso no estado norte-americano de Washington. Ele sofria de câncer no esôfago, estava com com 68 anos e vivia em Seattle.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

As três canções citadas foram exatamente as três primeiras do grupo que ocuparam o topo das paradas. “Eu basicamente estava no comando do Jackson 5 – toda a criação, quando foram ao estúdio, e todos os investimentos musicais”, disse ele recentemente em entrevista à Rolling Stone EUA.

Richards fundou ao lado dos colegas Berry Gordy, Freddie Perren e Alphonzo Mizell a The Corporation. O grupo foi responsável não só pelos primeiros hits do Jackson 5 como por parcerias com outros artistas da Motown. Richards, por exemplo, trabalhou com Diana Ross e compôs as canções “Love Child” e “I'm Still Waiting”, entre outras.

O compositor tinha o verdadeiro nome de Dennis Lussier, e era filho do roteirista de Hollywood Dan Lussier. Nos últimos anos, Richards comandou o site posterpalace.com, que colecionava e comercializava pôsters de filmes antigos.

Ouça “I Want You Back”: