Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Derek Smith, criador do cultuado programa britânico Top Gear, aos 87 anos

Produção está no ar desde 1977 e tem versões em mais de 170 países em todo o mundo

Redação Publicado em 06/04/2015, às 14h04 - Atualizado às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Top Gear - Divulgação
Top Gear - Divulgação

Morreu nesta segunda-feira, 6, aos 87 anos, Derek Smith, produtor da rede BBC e criador do programa Top Gear. Na emissora desde 1967, o primeiro trabalho de Smith foi em Farming. Ele também realizou documentários sobre as forças armadas, futebol, viagens, história e política.

Retrospectiva 2014: as melhores séries que estrearam na TV norte-americana.

Em 1977, no entanto, após olhar através da janela para o estacionamento dos estúdios da BBC em Pebble Mill, na Inglaterra, ele teve a ideia de fazer um programa sobre automobilismo com o nome de Top Gear. Smith foi também o responsável por idealizar e disseminar o formato da série.

Quase 40 anos após a estreia, Top Gear é a franquia de maior sucesso da BBC. A série é detentora do título entregue pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como o programa de televisão mais licenciado no mundo, sendo produzido em aproximadamente 170 países.

“Ele era um personagem. Com senso de humor, apesar de sério e determinado. Smith tinha o trabalho de contar histórias interessantes de uma maneira que despertasse o interesse no público”, afirmou Graham Smith, filho do produtor, em obituário publicado no The Guardian>/i>.