Morre Dick Sims, ex-tecladista de Eric Clapton

Músico que ajudou a criar o “som de Tulsa” estava com 60 anos

James Sullivan Publicado em 12/12/2011, às 18h25 - Atualizado às 18h57

Dick Sims
Reprodução

Dick Sims, o tecladista que tocou na banda de Eric Clapton por quase uma década, morreu no dia 8 deste mês, após perder uma batalha contra o câncer. Ele estava com 60 anos. A informação foi divulgada no site dos instrumentos Gibson nesta segunda, 12.

Sims, nativo de Tulsa, Oklahoma, integrou a Tulsa County Band com o baterista Jamie Oldaker e o baixista Carl Radle. Juntos, eles ajudaram a desenvolver um híbrido de country e rock que ficou conhecido como "o som de Tulsa". Ele foi apresentado a Clapton por Radle e o trio, primeiramente, apoiou o guitarrista em seu disco de 1974 461 Ocean Boulevard. Apesar de ter sido um esforço coletivo, Sims disse ao Tulsa People, em 2010, que "eles não iam dar o nome do projeto de 'Eric Clapton e Tulsa County' porque Eric já era uma atração solo”. A banda continuou servindo de apoio para Clapton por nove anos, tendo gravado diversos álbuns, incluindo o clássico Slowhand.

Sims, que tocou no disco de Bob Seger Back in '72 com Oldaker, também tocou seu órgão customizado Hammond B-3 ao lado de muitos outros artistas, como J.J. Cale, Peter Tosh e Vince Gill. Após um hiato de dez anos da música, ele lançou seu único trabalho solo, Within Arm's Reach, em 2008. Clapton dedicou seu show de 10 de dezembro, em Tóquio, ao amigo morto.