Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre documentarista responsável por Gimme Shelter e Grey Gardens

Um dos ícones do gênero cinematográfico, Albert Maysles tinha 88 anos de idade

Redação Publicado em 06/03/2015, às 17h00 - Atualizado às 18h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Albert Maysles exibe trecho de <i>The Love You Make</i>, seu novo documentário sobre Paul McCartney no In-Edit - AP
Albert Maysles exibe trecho de <i>The Love You Make</i>, seu novo documentário sobre Paul McCartney no In-Edit - AP

Um dos ícones do documentário, o cineasta norte-americano Albert Maysles morreu na última quinta-feira, 5, na casa dele, em Manhattan, Nova York. A informação foi confirmada ao The New York Times por um amigo da família de Maysles. Ele tinha 88 anos de idade.

Vinte “Rockumentários”: documentários sobre rock.

Ao lado do irmão David (morto em 1987), Albert chamou atenção inicialmente com a produção de diversos documentários nos anos 1960, com destaque maior para o clássico Gimme Shelter (1970), que retrata a famosa turnê norte-americana dos Rolling Stones feita no ano anterior.

O filme traz todos os bastidores do desastre que ocorreu em um show no festival Altamont Free Concert, em Altamont, na Califórnia. A segurança do local estava sendo feita pelo clube de motociclistas Hells Angels e a celebração terminou em violência, resultando, inclusive, em algumas mortes.

Veja o trailer de Gimme Shelter abaixo.

Outros documentários de destaque são Grey Gardens (1975) – que explora o mundo das irmãs Beale –, Caixeiro-Viajante (1968) – sobre homens que vão de porta em porta tentando vender bíblias extremamente caras a família católicas que não podem pagar – e Quando Éramos Reis (1974) – que retrata “A Luta na Selva”, entre George Foreman e Muhammad Ali.

Os irmãos Maysles foram indicados ao Oscar em 1974 com Christo's Valley Curtain.