Morre Eddie Gale, trompetista do lendário Sun Ra, aos 78 anos

O músico também era conhecido como “Embaixador do Jazz de San José”

Redação Publicado em 14/07/2020, às 16h27

None
Eddie Gale (Foto: Reprodução/Blue Note Records)

Eddie Gale, trompetista lendário de jazz conhecido pelo trabalho com Sun Ra Arkestra e Cecil Taylor, morreu na última sexta, 10 de julho, aos 78 anos, após uma batalha contra o câncer. As informações são da Consequence of Sound.

+++LEIA MAIS: Morre Keith Tippett, pianista que integrou o King Crimson

Gale nasceu no Brooklyn em 1941 e começou a estudar com o trompetista Kenny Dorham, que participou de sessões ao lado de John Coltrane, Cecil Taylor, Booker Ervin e Larry Jones. Em 1966, Gale tocou no disco de Taylor nomeado Unit Structures, considerado marco do free jazz. 

Ainda na década de 1960, Eddie Gale foi apresentado a Sun Ra, ícone do jazz. O trompetista colaborou diversas vezes com o músico e gravou com a banda Sun Ra Arkestra durante os anos de 1960 e 1970. 

+++LEIA MAIS: Bill Withers, cantor do clássico 'Ain't no Sunshine', morre aos 81 anos

Além das colaborações, Gale trabalhou em álbuns solos, como o Ghetto Music (1968) e Black Rhythm Happening (1969). No início da década de 1970, o trompetista se mudou para o oeste depois de oferecerem um contrato em formato de residência artística na Universidade de Stanford. O músico se fixou em San Jose, onde passou os anos seguintes ensinando jazz para a comunidade.

Em 1974, o presidente da câmara de San José nomeou Gale “Embaixador do Jazz de San José” e em 2019, o trompetista foi incluído no Black Legends Hall of Fame.

 

+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE