Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Elizabeth Taylor

Lendária atriz estava com 79 anos e sofria de insuficiência cardíaca

Da redação Publicado em 23/03/2011, às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth Taylor: atriz morre aos 79 anos - AP
Elizabeth Taylor: atriz morre aos 79 anos - AP

Morreu nesta quarta, 23, a atriz Elizabeth Taylor, segundo informou o site da rede de TV norte-americana ABC e outros portais. Ela estava hospitalizada no Cedars-Sinai Medical Center, de Los Angeles, desde o mês passado e morreu nesta manhã de insuficiência cardíaca, problema com o qual lidava desde 2004.

"Ela estava cercada por seus filhos, Michael Wilding, Christopher Wilding, Liza Todd, e Maria Burton", segundo disse uma porta-voz da artista em um comunicado, no qual o filho de Liz, Michael, também declarou: "Minha mãe foi uma mulher extraordinária que vivia a vida intensamente, com muita paixão, humor e amor. Apesar da perda ser devastadora para nós que a amávamos tão profundamente, seremos para sempre inspirados por sua contribuição duradoura ao mundo. Seu notável conjunto de trabalhos no cinema, seu sucesso como mulher de negócios e sua corajosa e incansável defesa na luta contra o HIV/Aids, tudo isso nos deixa incrivelmente orgulhosos de tudo que ela realizou. Sabemos, simplesmente, que o mundo é um lugar melhor porque minha mãe morou nele. O legado dela nunca se apagará e seu espírito estará para sempre conosco e seu amor irá viver para sempre em nossos corações".

Considerada uma das maiores e mais bonitas atrizes de todos os tempos, Elizabeth Rosemond Taylor atuou em clássicos do cinema, como Assim Caminha a Humanidade (1956), Gata em Teto de Zinco Quente (1958), Cleópatra (1963), Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1966) - pelo qual ganhou um dos seus dois Oscar de melhor atriz, sendo que o outro foi por Disque Butterfield 8, entre muitos outros. Relembre na galeria ao lado alguns trabalhos dessa musa de Hollywood nascida na Inglaterra.

Tendo iniciado a carreira muito cedo, aos 10 anos, Taylor tem uma extensa lista de créditos: são mais de 60 trabalhos, a maior parte deles no cinema, mas com algumas participações em programas de televisão. Ao longo dos anos, trabalhou ao lado de quase todos os grandes nomes do cinema clássico, entre eles Ava Gardner, Jane Fonda, Martin Landau, os maridos Eddie Fisher e Richard Burton, Katharine Hepburn, Montgomery Clift, Shelley Winters e Paul Newman.

Ícone de Hollywood e de sua era dourada, a atriz de belos olhos violeta também ficou mundialmente conhecida por alguns comportamentos excêntricos e pelos romances escandalosos nos quais se envolvia. Ela foi casada oito vezes, com sete homens diferentes (foram duas uniões e dois divórcidos de Richard Burton). Entre seus outros maridos famosos estão o empresário Conrad Hilton Jr. (filho do fundador da rede de hoteis Hilton), o cantor e ator Eddie Fisher e o político John Warner.

Infelizmente, a saúde precária de Taylor também costumava ser notícia. Após cair de um cavalo e ter várias crises de pneumonia, ainda encarou câncer de pele, reabilitação por causa do vício em álcool e analgésicos, além de cirurgias no quadril, garganta, cérebro e coração.

Taylor deixou 10 netos e quatro bisnetos. Seu enterro, um evento privado, apenas para a família, será realizado no fim da semana. A família também pediu que, em vez de enviar flores, os fãs façam doações para a Elizabeth Taylor AIDS Foundation.