Morre a ex-premiê britânica Margaret Thatcher, conhecida como a Dama de Ferro, aos 87 anos

Ela atuou como primeira-ministra do Reino Unido durante 11 anos, de 1979 a 1990, e levou as tropas britânicas para a Guerra das Malvinas, em 1982

Redação Publicado em 08/04/2013, às 09h40 - Atualizado às 15h19

Margaret Thatcher
AP

Morreu na manhã desta segunda-feira, 8, a ex-premiê britânica Margaret Thatcher, aos 87 anos. De acordo com a família, segundo informa o The New York Times, ela morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que a mãe deles, a Baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um acidente vascular cerebral nesta manhã”, disse o porta-voz da família, Lorde Tim Bell.

Ela estava doente há alguns anos. No fim de 2012, em 20 dezembro, a ex-premiê foi internada para a retirada de um tumor e precisou ser submetida a uma cirurgia na bexiga.

Thatcher foi a primeira-ministra britânica por 11 anos, entre 1979 e 1990. Durante a sua administração, ela ganhou o apelido de “Dama de Ferro”, justamente pela sua forma rígida de governar. Conservadora, ela alterou profundamente o modo com que os britânicos atuavam politica e economicamente, abrindo um grande espaço para a propriedade privada.

Sempre descrente da união europeia, ela também liderou o Reino Unido na Guerra das Malvinas, em 1982.

A Guerra que fez o Rock: o conflito sangrento nas Ilhas Malvinas alterou para sempre a vida dos argentinos e, por consequência, transformou em definitivo a música de protesto do país.

A política dura e rígida de Thatcher inspirou muitas canções de protesto. Morrissey, ex-vocalista do The Smiths, politicamente ativo e crítico ferrenho do governo britânico, dedicou à ex-primeira-ministra a música "Margaret on the Guillotine". O mesmo fizeram Elvis Costello (com "Tramp the Dirt Down"), Pete Wylie ("The Day That Margaret Thatcher Dies") e The Beat ("Stand Down Margaret").

Ela também foi retratada nos cinemas. Em 007 - Somente Para Seus Olhos, filme da franquia de James Bond, da era de Roger Moore, de 1984, ela foi vivida pela atriz escocesa Janet Brown. Já o longa A Dama de Ferro foca inteiramente na primeira-ministra, interpretada por Meryl Streep, em papel com o qual ela ganhou o terceiro Oscar da carreira.