Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre fundador e baixista do Lynyrd Skynyrd, Larry Junstrom, aos 70 anos

O músico ajudou a fundar a banda, mas fez carreira na .38 Special. Morreu aos 70 anos

Redação Publicado em 07/10/2019, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Larry Junstrom, baixista fundador do Lynyrd Skynyrd (Foto 1: Reprodução / Facebook e Foto 2: Reprodução / Capa do disco)
Larry Junstrom, baixista fundador do Lynyrd Skynyrd (Foto 1: Reprodução / Facebook e Foto 2: Reprodução / Capa do disco)

Larry Junstrom, um dos fundadores do Lynyrd Skynyrde baixista do .38 Special, morreu neste domingo, 6, de acordo com uma publicação na página da banda. Ele tinha 70 anos. 

Junstrom fazia parte de uma das primeiras encarnações do Skynyrd ao lado do vocalista Ronnie Van Zant, dos guitarristas Gary Rossington e Allen Collins, e do baterista Bob Burns. Saiu da banda antes do lançamento do disco de estreia, Pronounced Leh-nerd Skin-nerd(1973), e deu seu lugar de baixista a Leon Wilkeson. 

+++ LEIA MAIS: Após visitar Lula na prisão, Fernando Haddad canta Lynyrd Skynyrd em bar de Curitiba; assista 

Em 1977, Junstrom alinhou-se a outra banda de rock, .38 Special, liderada por Donnie Van Zant, no lugar do baixista Ken Lyons. Junstrom continuou tocando e gravando com o grupo até a aposentadoria em 2014, e participou de hits como “Hold on Loosely,” “Rockin’ into the Night” e “Caught Up in You.”

Em 2018, o músico participou do documentário If I Leave Here Tomorrow: A Film About Lynyrd Skynyrd, do diretor Stephen Kijak, e relembrou os ensaios iniciais e a chamada “Casa do Inferno,” uma cabine em uma fazenda na Florida, e as tendências da banda a drogas. “Você podia montar uma maquete só com o bafo dele,” Junstrom disse sobre o hábito de Collins de cheirar cola.

+++ LEIA MAIS: Lynyrd Skynyrd: filme vai contar a história do acidente aéreo que matou dois integrantes da banda

Os integrantes do .38 Special fizeram um tributo ao baixista no domingo, e escreveram “O Cara e O Baixo nos deixaram. Ele arrasou multidões no mundo novo e viveu o sonho dele com sucesso. Ele era realmente único, um companheiro de viagem distinto e um ótimo amigo para todos, com um humor bem vivo e que sempre mantinha nosso espírito elevado - um homem gentil com um coração enorme para todos que cruzavam o caminho deles. Não vai ter outro que nem ele.”

"Descanse em paz, LJ, você sempre será lembrado como um grande cara com um grande baixo e um coração ainda maior. Nossos sentimentos e orações estão com sua família", escreveu o LynyrdSkynyrd nas redes.

Lynyrd Skynyrd está em turnê de despedida Last of the Street Survivors. Em agosto, precisaram adiar alguns shows para Gary Rossington se recuperar de uma cirurgia cardíaca.