Morre o guitarrista Big Jim Sullivan aos 71 anos

Músico tocou em 55 músicas que chegaram ao topo das paradas

Rolling Stone EUA Publicado em 04/10/2012, às 10h24 - Atualizado às 10h43

Big Jim Sullivan
Big Jim Sullivan

Morreu em casa, na Inglaterra, o aclamado guitarrista de estúdio Big Jim Sullivan, que tocou com David Bowie, Tom Jones, The Kinks e Marianne Faithfull. A informação é da BBC. Ele tinha 71 anos e sofria de problemas no coração e diabetes.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Sullivan era um dos mais requisitados músicos de estúdio entre os anos 60 e 70. Ele alegava ter gravado mais de mil músicas, incluindo 55 que chegaram ao número um nas paradas, como “Space Oddity”, de Bowie, “Goldfinger”, de Shirley Bassey, “Downtown”, de Petula Clark, “You Really Got Me”, do Kinks, a versão de Marianne Faithfull para “As Tears Go By” e “What's New Pussycat?”, ao lado de Tom Jones.

Batizado como James Tomkins, Sullivan começou a tocar guitarra profissionalmente quando tinha 16 anos. Ele era guitarrista de apoio quando Eddie Cochran morreu em um acidente de carro durante uma turnê pela Inglaterra com Gene Vincent, em 1960. Sullivan também deu aulas de guitarra a Ritchie Blackmore, que se tornaria fundador do Deep Purple, e foi membro da banda de turnê de Tom Jones entre 1969 a 1974.