Morre Howard Tate

Cantor soul tinha 72 anos e perdeu a batalha contra o câncer

James Sullivan Publicado em 06/12/2011, às 10h30 - Atualizado às 10h55

Howard Tate morreu aos 72 anos
AP

O cantor soul Howard Tate morreu aos 72 anos no último dia 2 de dezembro, por complicações com um mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue, e leucemia. A informação da morte só foi divulgada nesta semana.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Tate, que nasceu na Geórgia e cresceu na Filadélfia, foi bastante elogiado no mundo da música quando ainda era um jovem cantor nos anos 60 e início dos 70, tendo lançado álbuns por gravadoras como Verve, Atlantic e outras. Favorito do produtor Jerry Ragovoy, Tate teve seis hits Top 40 nas paradas de R&B e lançou uma versão para "Get It While You Can", mais tarde regravada por Janis Joplin.

Após a fase de sucesso, Tate passou por maus momentos na carreira. O álbum Howard Tate's Reaction, lançado em 1970 (e relançado em 2003), vendeu pouquíssimo apesar da coprodução dos colegas cantores Lloyd Price e Nash Johnny. Após o disco homônimo sucessor também ter sido um desastre em vendas, Tate desistiu da carreira musical e passou a trabalhar no mercado financeiro antes da dependência em drogas o levar a morar na rua no final dos anos 80. Quando se recuperou, passou a trabalhar como conselheiro e pastor.

Encontrado por um DJ em Jersey City em 2001, Tate realizou seu primeiro show em décadas naquele ano em Nova Orleans. Um álbum de retorno, intitulado Rediscovered, foi lançado em 2003, contando com covers de canções de Elvis Costello e Prince. Tate continuou com os shows e gravações até sua morte.