Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Hubert Sumlin

O guitarrista de blues tinha 80 anos e influenciou artistas como Jimi Hendrix e Keith Richards

Redação Publicado em 05/12/2011, às 09h55 - Atualizado às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hubert Sumlin - AP
Hubert Sumlin - AP

Hubert Sumlin, colaborador de longa data de Howlin' Wolf cuja forma de tocar influenciou diversas gerações de guitarristas, morreu no último domingo, 4, em Nova Jersey. Ele estava com 80 anos. A informação é do site do jornal Houston Press.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Sumlin era o número 43 no ranking da Rolling Stone EUA dos 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos, e era um dos grandes nomes da cena de blues de Chicago. Ele entrou para o Hall da Fama do Blues em 2008. O modo de tocar de Sumlin em faixas como "Wang Dang Doodle", "Spoonful" e "Backdoor Man" influenciou Keith Richards, Jimi Hendrix e Frank Zappa, entre outros.

Hubert Sumlin nasceu em Mississippi, foi criado no Arkansas e se mudou para Chicago para tocar ao lado de Howlin' Wolf. Após a morte de Wolf, em 1976, Sumlin continuou a tocar com o resto da banda do músico, sob o nome de The Wolf Gang.

Ele foi diagnosticado com câncer de pulmão em 2002 e teve um pulmão removido. Nos últimos anos, Sumlin continuou a se apresentar conforme sua saúde permitia.