Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre aos 69 anos Jackie Lomax, músico que tocou com Beatles e Eric Clapton

Lomax era padrasto do fotógrafo Terry Richardson; ele morreu na Inglaterra, neste domingo, 15

Redação Publicado em 16/09/2013, às 13h34 - Atualizado em 05/09/2014, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Is This What You Want?</i> - Reprodução
<i>Is This What You Want?</i> - Reprodução

Jackie Lomax morreu neste último domingo, 15, em Londres, na Inglaterra. O músico, que trabalhou com Beatles e Eric Clapton, tinha 69 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Por que o Sonho Acabou: Os bastidores da saga dos Beatles – e as forças que esfacelaram a maior banda de todos os tempos.

Lomax foi uma figura proeminente do rock de Liverpool, cidade natal dos Beatles, nos anos 60. Foi integrante de uma das bandas do movimento Merseybeat chamada The Undertakers. Com eles, lançou quatro singles.

Através do grupo, ele acabou se aproximando de Brian Epstein e, com ele, chegou à gravadora Apple. No selo dos Beatles, Lomax lançou o disco de estreia Is This What You Want? , cuja produção foi assinada por George Harrison.

O álbum, lançado em 1971, tinha participações de artistas como Eric Clapton, Paul McCartney e Ringo Starr. Ainda assim, o trabalho não conseguiu ir longe nas paradas: nos Estados Unidos, chegou apenas ao 145º lugar.

O insucesso comercial de Is This What You Want? marcou o restante da carreira de Lomax, ainda que ele tenha se tornado uma referência no R&B, com álbuns como Home Is in My Head (1971).

Na década de 80, Lomax pouco produziu na carreira solo. Ele deixou a Inglaterra e se mudou para os Estados Unidos. Foi somente em 2001 que o músico encerrou um hiato iniciado em Did You Ever Have That Feeling?, de 1977.

The Ballad of Liverpool Slim foi o último trabalho de Lomax e deu um novo fôlego à carreira do músico. O artista, que se casou com a mãe do fotógrafo Terry Richardson, estava em Londres quando morreu, para participar do casamento do filho único dele.