Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Jay Bennett, ex-membro do Wilco

Multi-instrumentista, parte da banda de Chicago entre 1994 e 2001, tinha entrado com um processo contra Jeff Tweedy no início do mês

Da redação Publicado em 25/05/2009, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O multi-instrumentista Jay Bennett, que fez parte do line-up do Wilco entre 1994 (ano de fundação da banda) e 2001, morreu neste domingo, 24, segundo porta-voz da família, em notícia reproduzida pelo jornal Chigaco Sun Times.

Aos 45 anos, Bennett gravava o álbum de estúdio Kicking at the Perfumed Air - seu sexto desde que saiu da banda liderada por Jeff Tweedy, com quem se desentendeu (o desgaste pode ser conferido no documentário I Am Trying To Break Your Heart, de Sam Jones, que recentemente dirigiu um clipe interativo para o Cold War Kids).

O músico morreu durante o sono, informou Edward Burch, colaborador de Bennett no álbum The Palace at 4 a.m., de 2005. Em sua fase solo, Bennett também fez parcerias com artistas como Sheryl Crow, Allison Moorer e Billy Joe Shaver.

O ex-membro entrou para o Wilco no ano de fundação da banda, durante a turnê do primeiro álbum, A.M.. Tomados como perfeccionistas ao extremo, Bennett e Tweedy, até então com sólida parceria de sete anos, trocaram faíscas durante o processo de gravação de Yankee Hotel Foxtrot, de 2002. O afastamento do músico está documentado no filme de Jones. No começo do mês, Bennett chegou a abrir um processo contra o ex-amigo, por violação de contrato e direitos autorais não pagos pelo uso de imagem no doc I Am Trying To Break Your Heart.

Em seu blog no MySpace, no mês passado, Bennett escreveu sobre intensas dores no quadril, após cair do palco durante apresentação da Titanic Love Affair, banda da qual foi cofundador, em 1991. "Toda esta experiência (com o problema de saúde) realmente me ensinou a olhar tanto para dentro como para fora em busca de apoio; aprendi coisas sobre mim que acreditava ter sacado há anos."

O amigo Burch afirmou ter informado à ex-banda, em turnê na Espanha, sobre a morte do músico. O baixista do Wilco, John Stirratt, teria dito que eles estavam "devastados" com a notícia.

No dia 30 de junho, a banda de Chicago lança seu sétimo disco (terceiro sem Bennett no line-up), batizado Wilco (the Album), com a faixa "Wilco (the song)".