Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Jim Sherwood, membro original do Mothers of Invention

Saxofonista experimental morreu no último dia 25, aos 69 anos

Redação Publicado em 28/12/2011, às 17h50 - Atualizado em 09/01/2012, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Morreu no último dia 25 Jim Sherwood, músico da formação original da banda de Frank Zappa, o Mothers of Invention. Ele estava com 69 anos e a causa da morte ainda não foi determinada. A informação é do site do jornal The Guardian.

Sherwood, um multiinstrumentalista adepto e treinado em música clássica, tocava saxofone barítono e tenor, percussão e fazia vocais para os marcantes primeiros discos psicodélicos do Mothers of Inventions, incluindo o primeiro de todos, Freak Out!, de 1966, e Cruising with Ruben & the Jets, de 1968.

Amigo de infância de Zappa, Sherwood também tocou no primeiro disco solo dele, Lumpy Gravy, de 1967, e atuou no filme vanguardista de 1971 200 Motels. Sherwood posteriormente descreveu seu personagem em 200 Motels como alguém “apaixonado pelo aspirador de pó”.

Após a separação do Mothers of Invention, em 1969, Sherwood ainda trabalhou com Zappa e seus colegas de banda; o épico último trabalho do grupo, Weasels Ripped My Flesh, exibiu bastante de sua teatralidade demonstrada por meio de instrumentais agressivos.

Sherwood era chamado de "Motorhead" por seus colegas de banda por causa de seu amor obsessivo por mecânica automotiva. Conforme o falecido Zappa contou à Rolling Stone EUA em 1968: "Euclid James 'Motorhead' Sherwood eu conheço há 12 anos. Estudamos juntos no colegial em Lancaster. Ele tocava sax barítono em Omens. Ele tem a habilidade de fazer uma dança chamada the bug [o inseto], que lembra um ataque epilético. Ele é um desses caras que te fazem dizer ‘conheço um cara que é muito estranho e quero mostrá-lo a você’. Ele cuidava do nosso equipamento por um tempo e quando começamos as atrocidades, começamos a dar a ele nossos instrumentos para ver o que aconteceria. Ele tocava coisas mais criativas do que músicos diplomados conseguiriam. Era simplesmente ele contra a máquina que estava na boca dele, um saxofone. Ele também manja bastante de apetrechos e recursos visuais."

Sherwood carregou o apelido carinhoso – e os apetrechos – até um de seus últimos projetos musicais, o Grandmothers, uma trupe de artistas que tinham colaborado com Zappa ao longo da carreira dele.