Morre Joe Morello

O baterista de jazz, que integrou o Dave Brubeck Quartet, estava com 82 anos

Da redação Publicado em 14/03/2011, às 11h43

O baterista de jazz Joe Morello morreu aos 82 anos
AP

Morreu no último sábado, 12, o baterista de jazz Joe Morello, que integrou o Dave Brubeck Quartet. A morte do músico foi anunciada por meio de um comunicado, publicado no site oficial dele, que diz que "seu impacto no mundo da música e em todos aqueles cujas vidas ele tocou viverá para sempre". De acordo com o site do jornal The New York Times, ele tinha 82 anos e estava em sua casa, em Irvington, Nova Jersey, quando morreu. A causa do óbito não foi divulgada.

Morello fez parte, oficialmente, do Dave Brubeck Quartet entre 1956 e 1967 (quando o grupo terminou), sendo que participou brevemente do conjunto em 1955. Antes disso, já era conhecido em um circuito menor, pois tocava em universidades, no início dos anos 50.

Foi ao fim da década, contudo, que Morello, ao lado do resto do quarteto, se consagrou com o lançamento do disco que, até hoje, é o mais conhecido deles, Time Out (1959). Fazia parte de sua tracklist a canção "Take Five", um dos singles mais bem-sucedidos do jazz, tendo vendido mais de um milhão de cópias.

Após o fim do grupo, Morello assumiu a faceta de professor, tendo dado aulas a grandes nomes do jazz, como Jerry Granelli e Danny Gottlieb, além de Max Weinberg, que tocou ao lado de Bruce Springsteen por muitos anos. Porém, segundo declarou à época, não sentia prazer levando a vida como instrutor e, sendo assim, voltou a se apresentar nas décadas de 70, 80 e 90.

Ouça abaixo "Take Five":