Morre John Walker

Ex-integrante dos Walker Brothers tinha 67 anos e lutava contra um câncer no fígado

Da redação Publicado em 09/05/2011, às 13h09

John Walker, do Walker Brothers, não resistiu a um câncer no fígado
Reprodução/Site Oficial/Paul Cox

Morreu no último dia 7, na Califórnia, Estados Unidos, John Walker. O músico, cujo nome verdadeiro era John Maus, tinha 67 anos e há tempos lutava contra um câncer no fígado.

John Maus nasceu em Nova York no dia 12 de novembro de 1943, e ficou famoso na metade dos anos 60 quando adotou o nome John Walker. Ao lado de Scott Walker e Gary Walker formou os Walkers Brothers. Eles não eram irmãos e nem ingleses, mas fizeram parte da chamada Invasão Britânica. John era o cantor e guitarrista original dos Walker Brothers quando eles tocavam em clubes de Los Angeles. Na época, o repertório era calcado em canções dançantes e influenciadas pelo R&B.

"Pretty Girls Everywhere", o primeiro single dos Walker Brothers, tinha o vocal de John. No entanto, depois que o grupo se mudou para a Inglaterra, os produtores o deixaram de lado e privilegiaram a voz grave de Scott. Em pouco tempo o trio estourou com baladas orquestradas cantadas por Scott, como "Love Her", "Make it Easy on Yourself" e "The Sun Ain't Gonna Shine Anymore".

Com a perda de posição na banda, John começou a se estranhar com o difícil Scott e o trio se separou em 1967. Scott se lançou a uma bem sucedida carreira solo, mas John não foi muito longe. Lançou o álbum If You Go Away e os singles "If I Promise" e "Annabella", com sucesso limitado. John, que nunca se adaptou ao clima frio da Inglaterra, voltou para a Califórnia nos anos 70. Em 1976, os Walker Brothers voltaram, mas a reunião não durou muito. John se distanciou da carreira artística e foi trabalhar com equipamento eletrônico, mas nos anos 90 estava de volta ao circuito de nostalgia, interpretando hits dos Walker Brothers e clássicos do rock.

John Walker foi casado quatro vezes.