Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Joseph Robinson Jr., executivo da gravadora Sugar Hill

O filho dos fundadores do selo, Joe e Sylvia Robinson, estava com 53 anos e teve um papel fundamental na empresa e na formação do Sugar Hill Gang

Rolling Stone EUA Publicado em 14/07/2015, às 17h09 - Atualizado às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joseph Robinson Jr. - Reprodução
Joseph Robinson Jr. - Reprodução

Morreu aos 53 anos Joseph Robinson Jr, executivo da gravadora Sugar Hill Records que foi essencial na existência e na carreira do grupo de hip-hop Sugar Hill Gang. De acordo com o site NorthJersey.com, a família informou que ele estava com câncer e não resistiu à doença.

Apesar de a Sugar Hill ter sido fundada por Sylvia Robinson e o marido dela, Joe Robinson Sr., foi o filho mais velho do casal, conhecido como Joey, que teve um grande papel em tirar a cultura do hip-hop do bairro do Bronx e levá-lo para o resto do mundo. Ainda na adolescência, Robinson serviu como uma espécie de ponte entre a mãe, uma veterana da indústria musical, responsável pelo selo de R&B All-Platinum, e os jovens rappers com quem se relacionava.

Em 1979, ao receber a dica de um amigo chamado Warren Moore, Robinson foi a uma pizzaria de Nova Jersey onde Henry "Big Bank Hank" Jackson trabalhava. Jackson e Guy "Master Gee" O'Brien fizeram um teste no banco de trás do carro de Robinson. Ao lado de Michael "Wonder Mike" Wright, eles se tornaram o Sugar Hill Gang naquela noite. A canção que é considerada a primeira gravação de rap, "Rapper's Delight", saiu dias depois daquilo.

Na década de 1990, Robinson reuniu o Sugar Hill Gang, mas como O'Brien nao retornou, Robinson assumiu a função dele, assinando como "Master Gee". Em 2013, Robinson foi sentenciado a três anos de liberdade condicional por não pagar impostos.