Morre Kevin Ayers, fundador do Soft Machine

Causa da morte do cantor, que tinha 68 anos, não foi divulgada

Rolling Stone EUA Publicado em 20/02/2013, às 17h29 - Atualizado às 17h35

Kevin Ayers
Reprodução

Kevin Ayers, mais conhecido como membro fundador do Soft Machine, morreu na França, informou o jornal britânico The Guardian. Ele tinha 68 anos, e não foi revelada a causa da morte.

O cantor e compositor deu início ao grupo em 1966 com Robert Wyatt, Daevid Allen, Mike Ratledge e Larry Nowlin (Nowlin saiu pouco tempo depois). O nome da banda veio de uma obra do escritor William S. Burroughs, ícone da geração beat. A banda psicodélica pioneira lançou o álbum de estreia, intitulado apenas The Soft Machine, em 1968, e abriu shows do Jimi Hendrix Experience na América do Norte naquele ano.

No final da turnê, a formação do Soft Machine já tinha passado por mudanças, e Ayers deixou a banda para focar em sua carreira solo. No entanto, não se distanciou dos antigos companheiros – tanto que Robert Wyatt acabou ficando paraplégico após cair em uma festa de Ayers, em 1973.

Ele lançou 17 discos solo, incluindo Joy of a Toy (1969), o primeiro deles, e colaborou com nomes como Brian Eno e Mike Oldfield. O último disco dele, The Unfairground (2007), contou com integrantes do Teenage Fanclub e do Neutral Milk Hotel.

Embora tenha nascido em Kent, na Inglaterra, Ayers cresceu no leste da Ásia. Ele morou posteriormente na ilha de Ibiza e lutou contra o vício em heroína. Seus últimos anos foram passados em uma casa em Montolieu, na França, onde ele morreu.