Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Kevin Ayers, fundador do Soft Machine

Causa da morte do cantor, que tinha 68 anos, não foi divulgada

Rolling Stone EUA Publicado em 20/02/2013, às 17h29 - Atualizado às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kevin Ayers - Reprodução
Kevin Ayers - Reprodução

Kevin Ayers, mais conhecido como membro fundador do Soft Machine, morreu na França, informou o jornal britânico The Guardian. Ele tinha 68 anos, e não foi revelada a causa da morte.

O cantor e compositor deu início ao grupo em 1966 com Robert Wyatt, Daevid Allen, Mike Ratledge e Larry Nowlin (Nowlin saiu pouco tempo depois). O nome da banda veio de uma obra do escritor William S. Burroughs, ícone da geração beat. A banda psicodélica pioneira lançou o álbum de estreia, intitulado apenas The Soft Machine, em 1968, e abriu shows do Jimi Hendrix Experience na América do Norte naquele ano.

No final da turnê, a formação do Soft Machine já tinha passado por mudanças, e Ayers deixou a banda para focar em sua carreira solo. No entanto, não se distanciou dos antigos companheiros – tanto que Robert Wyatt acabou ficando paraplégico após cair em uma festa de Ayers, em 1973.

Ele lançou 17 discos solo, incluindo Joy of a Toy (1969), o primeiro deles, e colaborou com nomes como Brian Eno e Mike Oldfield. O último disco dele, The Unfairground (2007), contou com integrantes do Teenage Fanclub e do Neutral Milk Hotel.

Embora tenha nascido em Kent, na Inglaterra, Ayers cresceu no leste da Ásia. Ele morou posteriormente na ilha de Ibiza e lutou contra o vício em heroína. Seus últimos anos foram passados em uma casa em Montolieu, na França, onde ele morreu.