Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Kevin Garcia, baixista e cofundador do Grandaddy, aos 41 anos

O músico do grupo californiano de indie rock sofreu um acidente vascular cerebral na última terça, 2

Rolling Stone EUA Publicado em 03/05/2017, às 13h05 - Atualizado às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kevin Garcia, baixista do Grandaddy  - EDMOND SADAKA EDMOND/SIPA
Kevin Garcia, baixista do Grandaddy - EDMOND SADAKA EDMOND/SIPA

Kevin Garcia, o baixista e cofundador do grupo norte-americano de rock alternativo Grandaddy, morreu após sofrer um acidente vascular cerebral na última terça, 2. Ele tinha 41 anos. O Grandaddy confirmou a morte de Garcia em uma publicação no Facebook.

“Não há palavras para expressar o que precisamos dizer”, a banda escreveu. “Estamos absolutamente despedaçados ao dizer que perdemos nosso amigo e colega de banda Kevin Garcia mais cedo nesta tarde… Todos nós pudemos dizer adeus e ele estava cercado pela família e amigos próximos aqui em Modesto [cidade da Califórnia, nos Estados Unidos]. Kevin começou a tocar com o Grandaddy quando ele tinha 15 anos. Ele era um anjo de verdade. Ele navegou pela vida com graça, generosidade e uma bondade que era simplesmente única. E contagiosa. Ele é amado profundamente por muitas pessoas.”

Garcia deixa para trás a esposa, dois filhos, os pais, avó e irmãos. A banda organizou uma arrecadação de fundos para ajudar a família com os gastos futuros.

O cantor e guitarrista Jason Lytle formou Grandaddy em 1992 com Garcia no baixo e Aaron Burtch na bateria. O grupo lançou o debute, Under the Western Freeway, em 1997, recebendo elogios da crítica pela mistura do rock dos anos 1990 com a psicodelia. A sequência de 2000, The Sophtware Slump, foi igualmente celebrado e continua sendo influente enquanto disco conceitual sobre a humanidade e tecnologia no início do século XX.

O Grandaddy lançou mais dois LPs – Sumday (2003) e Just Like the Fambly Cat (2006) – e algumas compilações antes de se separar em 2006. No entanto, o grupo se reuniu em 2012 para alguns shows e eventualmente entrou em estúdio para gravar o primeiro disco em 11 anos, Last Place, lançado em março deste ano.

O próximo show do Grandaddy estava marcado para o dia 7 de maio em Vancouver, no Canadá. No entanto, a banda não explicitou como a morte de Garcia afetará os planos futuros. Ao fim da publicação no Facebook, eles escreveram que “nós teremos mais a dizer nos próximos dias. Agora, nós quatro estamos de luto juntos”.