Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Levon Helm

Ex-baterista e vocalista da The Band estava com câncer em estágio terminal

Redação Publicado em 19/04/2012, às 16h02 - Atualizado às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Levon Helm - AP
Levon Helm - AP

Morreu na tarde desta quinta, 19, o ex-baterista e vocalista da The Band, Levon Helm. Na última terça, 17, a família do músico havia informado que ele estava no estágio terminal de um câncer. Sua esposa, Sandy, e a filha, Amy, tinham pedido para que os fãs "mandasse orações e amor para ele, enquanto ele passa por essa parte de sua jornada". As informações são do jornal Times-Herald Record.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Helm estava com 71 anos e internado no hospital Memorial Sloane-Kettering Cancer Center, em Nova York. De acordo com Larry Campbell, guitarrista dele, ele morreu cercado de amigos, parentes e de seus músicos. "Por mais triste que tenha sido, ele foi em paz", afirmou.

Helm era fumante havia muitos anos e em 1998 começou tratamento para um câncer na garganta. A doença acabou com a voz dele e o músico levou vários anos para se recuperar. Ele largou o cigarro e teve uma boa melhora de saúde, até ficar doente novamente nos últimos tempos.

Na cerimônia do Hall da Fama do Rock and Roll que ocorreu no último sábado, 14, o ex- guitarrista da The Band, Robbie Robertson, manifestou seu apoio ao músico, com quem tocou de 1964 a 1976, quando o grupo registrou sua última apresentação no documentário The Last Waltz, dirigido por Martin Scorsese. Posteriormente, a The Band chegou a voltar em 1983, mas sem Robertson na guitarra.

A The Band foi dona de clássicos das rádios como "The Night They Drove Old Dixie Down", "Up on Cripple Creek", "Rag Mama Rag" e "The Weight". Nascido em 26 de maio de 1940, testemunhou o nascimento do rock: quando era adolescente, viu Elvis Presley, Little Richard, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis em um show e se inspirou a aprender bateria após ver o baterista de Lewis, Jimmy Van Eaton. Posteriormente, aprendeu a tocar bandolim e outros instrumentos de cordas. Em 1960, Helm passou a fazer parte da banda de Ronnie Hawkins, onde conheceu os futuros integrantes da The Band e começou sua carreira.

Veja abaixo Levon Helm em ação.