Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Mark Linkous

Músico do Sparklehorse cometeu suicídio no último sábado, 6

Da redação Publicado em 08/03/2010, às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O cantor, compositor e multi-instrumentista Mark Linkous cometeu suicídio no último sábado, 6. A informação foi dada pelo porta-voz do músico ao site da Rolling Stone EUA.

"É com grande tristeza que revelamos que nosso querido amigo e familiar, Mark Linkous, tirou sua própria vida. Somos agradecidos pelo tempo que ele passou conosco e o teremos para sempre em nossos corações. Que sua jornada seja de paz, feliz e livre. Há um céu e uma estrela para você", informa o comunicado divulgado pela família do músico. A idade exata de Linkous não é conhecida, mas sabe-se que ele estava na casa dos 40 anos.

Linkous tinha histórico de depressão e problemas com drogas. Em 1996, o músico ficou cerca de dois minutos sem batimentos cardíacos, depois de ingerir uma grande quantidade de antidepressivos e comprimidos do calmante Valium. Como consequência por ter ficado 14 horas inconsciente no episódio, Linkous ficou com sérios problemas nas pernas, e passou por sete cirurgias para recuperar os movimentos.

Além de ter lançado quatro discos com o Sparklehorse, Linkous produziu o disco Fear Yourself (2003), de Daniel Johnston, e colaborou recentemente com Danger Mouse, do Gnarls Barkley, no disco Dark Night of the Soul (que também teve participação do cineasta David Lynch). O álbum deveria ter chegado às lojas no ano passado, mas foi atrasado depois de uma disputa legal entre Danger Mouse e a gravadora EMI; o lançamento aconteceu nos Estados Unidos há pouco mais de uma semana.

De acordo com o porta-voz que revelou a notícia da morte, Linkous estava prestes a finalizar um novo disco, que seria lançado pela Anti-Records (a gravadora que lançou Haih ou Amortecedor, mais recente álbum dos mutantes).