Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Marvin Rainwater, primeiro cantor de rock com ascendência indígena

Músico gravou sucessos como “Gonna Find Me a Bluebird” e "Whole Lotta Woman"

Redação Publicado em 18/09/2013, às 12h15 - Atualizado às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marvin Rainwater - Reprodução
Marvin Rainwater - Reprodução

Morreu nesta terça, 17, aos 88 anos, Marvin Rainwater, conhecido como o primeiro cantor de rock com ascendência indígena. Dono de hits da década de 50, o músico sofreu de um câncer na garganta durante a década de 70, mas sua morte não teve causa noticiada.

Rainwater nasceu em 1925 no Kansas e ainda jovem começou a estudar piano clássico, mas perdeu um dedo polegar em um acidente de trabalho e largou o instrumento. Fez parte da marinha norte-americana e, ao deixar o serviço militar, iniciou carreira na música country e ganhou repercussão em um programa televisivo em 1955.

“Gonna Find Me a Bluebird”, de 1957, foi a primeira composição sua a ter alguma projeção. Rainwater ficou conhecido por se apresentar em trajes indígenas – descendente de cherokees, ele fazia questão de exaltar sua origem. “Whole Lotta Woman”, de 1958, chegou a ficar no primeiro lugar das paradas britânicas.

Com oito discos na carreira, Rainwater entrou para o Hall da Fama do Rockabilly e para o Hall da Fama do Country. Em 1972 gravou Gets Country Fever, mas teve então que afastar-se da música por problemas de saúde. Não deixou, contudo, de frequentar, esporadicamente, festivais de música country.

Ouça “Whole Lotta Woman”: