Morre Marvin Rainwater, primeiro cantor de rock com ascendência indígena

Músico gravou sucessos como “Gonna Find Me a Bluebird” e "Whole Lotta Woman"

Redação Publicado em 18/09/2013, às 12h15 - Atualizado às 12h50

Marvin Rainwater
Reprodução

Morreu nesta terça, 17, aos 88 anos, Marvin Rainwater, conhecido como o primeiro cantor de rock com ascendência indígena. Dono de hits da década de 50, o músico sofreu de um câncer na garganta durante a década de 70, mas sua morte não teve causa noticiada.

Rainwater nasceu em 1925 no Kansas e ainda jovem começou a estudar piano clássico, mas perdeu um dedo polegar em um acidente de trabalho e largou o instrumento. Fez parte da marinha norte-americana e, ao deixar o serviço militar, iniciou carreira na música country e ganhou repercussão em um programa televisivo em 1955.

“Gonna Find Me a Bluebird”, de 1957, foi a primeira composição sua a ter alguma projeção. Rainwater ficou conhecido por se apresentar em trajes indígenas – descendente de cherokees, ele fazia questão de exaltar sua origem. “Whole Lotta Woman”, de 1958, chegou a ficar no primeiro lugar das paradas britânicas.

Com oito discos na carreira, Rainwater entrou para o Hall da Fama do Rockabilly e para o Hall da Fama do Country. Em 1972 gravou Gets Country Fever, mas teve então que afastar-se da música por problemas de saúde. Não deixou, contudo, de frequentar, esporadicamente, festivais de música country.

Ouça “Whole Lotta Woman”: