Morre Neusinha Brizola

"Musa da new wave" brasileira, filha de Leonel Brizola, teve complicações pulmonares decorrentes de hepatite C

Por Juliana Resende/BR Press Publicado em 28/04/2011, às 12h05

Atualizada em 28 de abril, às 11h56

(BR Press) - Morreu nesta quarta, 27, aos 56 anos, Neusinha Brizola, filha de Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. A chamada "musa da new wave brasileira" teve complicações pulmonares decorrentes de hepatite C.

Neusinha Brizola gravou o sucesso "Mintchura" na década de 80 (veja vídeo abaixo). A música marcou uma geração que via o crescimento do rock dançante brasileiro, com Blitz, Titãs e Gang 90, dentro da indústria cultural e no desabrochar da era do videoclipe.

A artista esteve muito presente nos noticiários, não por seus dotes artísticos mas pelo envolvimento com drogas, especialmente cocaína, cujo porte a levou a ser presa.

As brigas com o pai também fizeram a fama de Neusinha. "Eu era bem rueira, da balada mesmo. Gostava do Baixo Leblon. Era a época de Cazuza", a cantora chegou a dizer.

Neusinha é até objeto de um tributo: The Neusinha Brizola Experience. Trata-se de um projeto de Johann Heyss, que se dedica exclusivamente a fazer covers de canções outrora interpretadas por Neusinha Brizola. Segundo Heyss, a filha dela, Layla, também cantora, está no projeto.

Ela morava atualmente com os filhos e netos em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Relembre abaixo o hit "Mintchura":