Morre o baixista e cofundador do Dave Clark Five

Rick Huxley integrou a banda nos anos 60 e morreu aos 72 anos

Rolling Stone EUA Publicado em 13/02/2013, às 11h14 - Atualizado às 12h22

Dave Clark Five
AP

Rick Huxley, o baixista e membro cofundador do grupo de pop dos anos 60 Dave Clark Five, morreu aos 72 anos, segundo noticiou a BBC.

Huxley (na foto, à esquerda) era fumante e combateu um enfisema por anos, embora o vocalista Dave Clark (centro) tenha dito recentemente que o baixista estava com a saúde perfeita. O cantor considerou a morte do companheiro “devastadora”. “Nós nos falávamos uma vez por semana”, disse. “Falei com ele na sexta, estava muito bem-humorado.”

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Fundada em 1958 depois de uma primeira aventura, o Dave Clark Five fez parte da Invasão Britânica no movimento que levou os Beatles para os Estados Unidos na década de 60 – de fato, o grupo apareceu no programa The Ed Sullivan Show apenas duas semanas depois dos Beatles, em fevereiro de 1964, e a canção “Glad All Over” superou “I Want to Hold Your Hand” nas paradas britânicas um mês antes. A música foi apenas um dos diversos hits do Dave Clark Five, como “Bits and Pieces” e “Everybody Knows”. A banda foi incluída no Hall da Fama do Rock em 2008.

“Rick era um querido amigo e um músico imensamente talentoso com um incrível senso de humor, ele sempre me fazia sorrir”, disse Clark.

O músico nasceu na cidade de Dartford, no Reino Unido, e permaneceu no Dave Clark Five até a separação da banda, em 1970. Ele continuou ainda na carreira e no mercado da música.

Com a morte do saxofonista Denis Payton em 2006, e do cantor e tecladista Mike Smith, em 2008, Clark e o guitarrista Lenny Davidson (direita) são os únicos membros da banda ainda vivos.