Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre o diretor de A Fantástica Fábrica de Chocolate

O cineasta vencedor do Emmy Mel Stuart estava com 83 anos

Redação Publicado em 10/08/2012, às 11h57 - Atualizado às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mel Stuart - AP
Mel Stuart - AP

De acordo com a agência de notícias Associated Press, morreu na última quinta, 9, o cineasta Mel Stuart, mais conhecido por ter dirigido a versão de 1971 de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Ele estava com 83 anos e se tratava de um câncer. Morreu na casa dele, em Los Angeles, de acordo com sua filha, Madeline Stuart.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Vencedor do Emmy, Stuart também era conhecido como documentarista. Nos anos 60 e 70, ao lado de David L. Wolper, comandava uma produtora na Califórnia e ajudou a estabelecer a Costa Oeste norte-americana como um pólo de cinema – à época, Nova York dominava nesse mercado.

Alguns de seus documentários, a maior parte dele com temáticas políticas ou engajadas, incluem o título The Making of the President 1960, pelo qual venceu o Emmy, além de dois outros títulos que também seguiram as campanhas presidenciais em 1964 e em 1968.

Em 1971, ele mudou o direcionamento da carreira ao dirigir o musical estrelado por Gene Wilder A Fantástica Fábrica de Chocolate, baseado no famoso livro do escritor infantil Roald Dahl. A filha dele, Madeline, era fã da história e pediu para que o pai a transformasse em filme.