Morre o trompetista Clark Terry, aos 94 anos

Estrela do jazz trabalhou com Duke Ellington e Billie Holiday

Redação Publicado em 23/02/2015, às 08h05

Clark Terry
Reprodução/Facebook

Clark Terry, notório trompetista de jazz, morreu neste domingo, 22, aos 94 anos. O músico teve uma carreira de sete décadas como líder e componente de "big bands".

"Nosso amado Clark Terry juntou-se à 'big band' do céu, onde ele ficará cantando e tocando com os anjos", publicou a esposa dele, Gwen, na página oficial do músico no Facebook. "Ele nos deixou pacificamente, cercado de sua família, alunos e amigos", finalizou.

Considerado um dos maiores nomes do jazz, Clark Terry foi homenageado em 2010 com um Grammy honorário pelo conjunto da obra dele. Ele ficou conhecido pelo grande público ao integrar a banda fixa do The Tonight Show, da NBC, como solista.

Além disso, o músico tocou com nomes como Count Basie, Duke Ellington, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Dinah Washington, Stan Getz, Thelonious Monk, Billy Strayhorn, Louis Armstrong, Yusef Lateef e Dizzy Gillespie.

Ele foi o mentor do compositor e arranjador Quincy Jones e também de Miles Davis. Em 2011, ele publicou uma autobiografia, intitulada Clark.