Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Paco de Lucía, lendário violonista de flamenco, aos 66 anos

Músico espanhol tocava violão na praia com os filhos e netos quando se sentiu mal

Redação Publicado em 26/02/2014, às 11h00 - Atualizado às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paco de Lucía - Laurent Gillieron/AP
Paco de Lucía - Laurent Gillieron/AP

O espanhol Paco de Lucía tocava violão, atividade que lhe colocou entre os melhores do mundo, com os filhos e netos em uma praia de Cancún, no México, quando começou a se sentir mal. A morte do músico, aos 66 anos, se deu pouco depois, por enfarte, de acordo com a declaração de Jose Ignacio Landaluce, prefeito da cidade espanhola Algeciras, onde Paco nasceu.

Paco era nome artístico de Francisco Sánchez Gómez, quinto e último filho de um casal formado por um violonista de flamenco espanhol e uma portuguesa. Aos 5 anos, era obrigado pelo pai a tocar violão por até 12 horas seguidas. A primeira aparição na rádio foi aos 11 anos.

A década de 1970 foi importantíssima para a carreira do músico espanhol e para a disseminação do flamenco pelo mundo, com uma série de discos seminais lançados por Paco no período.

Na década seguinte, o músico passou a experimentar outros gêneros, como jazz e a bossa nova, mas nunca perdeu a sonoridade flamenca, algo que ele chamava, segundo o jornal The Guardian, de duende que o possuía sempre que empunhava a guitarra. “Seja qual for o som que eu faça, sempre soará flamenco – porque é o que eu sou”, disse ele. “Tocar música flamenca é o que me dá forças”.

Nos últimos dias de vida, o músico dividia-se entre períodos morando no México e na Espanha. O prefeito de sua cidade natal, localizada na região da Andaluzia, no sul da Espanha, anunciou luto de três dias, com bandeiras a meio mastro, para homenagear o músico que lá nasceu em 1947.