Morre Patty Andrews, do trio Andrew Sisters, aos 94 anos

Cantora era a última sobrevivente do grupo e morreu de causas naturais

Redação Publicado em 31/01/2013, às 10h11 - Atualizado às 12h36

Patty Andrews
AP

Morreu nesta quarta-feira, 30, a cantora Patty Andrews, aos 94 anos, em Los Angeles. A última integrante viva do trio Andrew Sisters estava em sua casa, em Los Angeles, conforme seus familiares contaram à agência Associated Press.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A mezzo-soprano Patricia Marie Andrews, nascida em 16 de fevereiro de 1918, juntou-se às irmãs LaVerne (contralto) e Maxene (soprano) oficialmente em 1925. Juntas, elas conseguiram alguns hits durante os anos 30 e 40. Dentre eles, o principal foi "Boogie Woogie Bugle Boy", de 1941. Hit este que é considerado um dos primeiros registros do R&B e por isso o legado musical das três irmãs chegou a artistas contemporâneos como Bette Midler e Christina Aguilera.

Passeando pelo boogie-woogie elas ajudaram a dar vida ao swing, subgênero ligado ao jazz. Patty era a principal cantora do grupo e, quando ela decidiu seguir outros rumos profissionais, em 1951, o trio se desfez. Elas eventualmente voltaram em 1956 e ficaram juntas até a morte de LaVerne, vítima câncer.

Patty e Maxene se apresentaram por mais algum tempo, mas Maxene decidiu seguir a carreira de professora e Patty partiu em carreira solo.