Morre Paul Mooney, lenda da comédia, aos 79 anos

Comediante, ator e escritor, Paul Mooney ficou conhecido por trabalhar ao lado de grandes artistas como Richard Pryor, Dave Chappelle e Eddie Murphy

Redação Publicado em 19/05/2021, às 15h37

None
Paul Mooney (Foto: Vince Bucci/Getty Images)

Comediante, ator e escritor, Paul Mooney morreu de um ataque cardíaco, segundo o Daily News. O artista de 79 anos faleceu na manhã desta quarta, 19, na casa dele em Oakland, conforme relatado pelo The Hollywood Reporter. As informações são da Pitchfork.

Segundo a Pitchfork lembra, Paul Mooney nasceu em 1941 em Shreveport, Louisiana, e se mudou para Oakland com a mãe ainda criança. Mais tarde, começou a trabalhar como diretor de circo. Após conhecer o trabalho de Lenny Bruce, foi para Los Angeles e passou a investir na carreira de stand-up.

+++ LEIA MAIS: Um Príncipe em Nova York 2 reflete sobre machismo e empoderamento feminino, mas peca no humor [REVIEW]

Mooney conheceu Richard Pryor no final dos anos 1960, e os dois começaram a trabalhar juntos logo na sequência. Pryor pediu à NBC para o comediante ser o responsável por escrever o episódio do Saturday Night Live apresentado por ele em 1975.

A ocasião ficou extremamente famosa e se tornou um dos episódios mais famosos do programa. Nele, Pryor faz uma entrevista de emprego conduzida por Chevy Chase. A parceria dos dois não acabou por aí. Dois anos depois, Mooney se tornou o redator principal do The Richard Pryor Show em 1977 e co-escreveu vários especiais de stand-up de Pryor

+++LEIA MAIS: 5 atores que interpretam mais de um personagem no mesmo filme: Adam Sandler, Eddie Murphy e mais [LISTA]

Como lembra a Pitchfork, Mooney nunca teve tanto sucesso quanto outros amigos: "Hollywood gosta de você de uma certa maneira, quando você é negro", afirmou o ator em certa ocasião.

A carreira brilhante de Mooney também contou com uma parceria com Eddie Murphy, Keenen Ivory Wayans, Arsenio Hall e o cineasta Robert Townsend em um grupo conhecido como "The Black Pack" na década de 1980. Mais tarde, o astro também passou a escrever no Chappelle'sShow. Segundo a Vulture, Dave Chappelle deu ao comediante "um amplo espaço".

+++ LEIA MAIS: 10 anos de Esposa de Mentirinha: O que aconteceu com o elenco? [LISTA]


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL