Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre pintora e ex-mulher de Pablo Picasso, Françoise Gilot

Françoise Gilot tinha 101 anos e morreu nesta terça (6) em Nova York

Redação Publicado em 07/06/2023, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Françoise Gilot (Foto: Fernando Leon/Getty Images)
Françoise Gilot (Foto: Fernando Leon/Getty Images)

Morreu ontem (6) aos 101 anos, Françoise Gilot pintora e ex-mulher de Pablo Picasso, em Nova York. A informação foi confirmada ao The New York Times por Aurelia Engel, sua filha (via G1). De acordo com o jornal, Françoise enfrentava doenças no coração e pulmão. 

Picasso e a artista foram casados durante uma década e tiveram dois filhos, Claude e Paloma. Se separaram em 1953, na ocasião, Picasso teria dito que ninguém se interessaria por ela:

+++ LEIA MAIS: Van Gogh: Artista vanguardista morreu sem sucesso, virou ícone e hoje está saturado? [ANÁLISE]

"Eles não se interessariam só por você. Mesmo que você pense que as pessoas gostam de você, vai ser apenas por uma curiosidade que elas têm sobre uma pessoa que tocou a minha vida tão intimamente", disse ela, segundo o jornal (via G1).

No entanto, Françoise Gilot teve uma carreira artística de sucesso com exposições de seus trabalhos e livros. Segundo o G1, a pintura "Paloma à la Guitare" (1965), um retrato de sua filha, foi vendida por US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 6,4 milhões na conversão atual) em um leilão online da Sotheby's.

John Phillips/Getty Images for Sotheby's)
John Phillips/Getty Images for Sotheby's)