Morre Ray Dolby, criador do Dolby System

Fundador da Dolby Laboratories estava com 80 anos e sofria de mal de Alzheimer

Redação Publicado em 13/09/2013, às 13h47 - Atualizado às 13h57

Ray Dolby
Ryan Miller / AP

O sobrenome de Ray Dolby é bastante familiar aos frequentadores de cinema. Isto porque foi ele quem criou o sistema de som conhecido como “surround”, que inovou salas de todo o mundo. E este é um dos legados que ele deixa com sua morte nesta quinta, 12.

Dolby estava com 80 anos e sofreu com um mal de Alzheimer durante os últimos anos. Eles estava em São Francisco e teve morte noticiada pela própria empresa, a Dolby Laboratories, em comunicado oficial. “Ray Dolby fundou a empresa com o compromisso de criar valores através da inovação e uma fé apaixonada que se você investir em pessoas e dar a eles as ferramentas para o sucesso elas vão criar grandes coisas. Os ideais de Ray continuarão a ser uma fonte de inspiração e motivação para todos nós”, disse Kevin Yeaman, chefe executivo da companhia.

Antes de ter sua própria empresa, Dolby trabalhou na Ampex e comandou a equipe responsável pelo primeiro aparelho de gravação em videotape. Em 1965 ele fundou a Dolby Laboratories e durante os anos registrou mais de 50 patentes. Seu trabalho rendeu prêmios no Oscar, no Grammy e no Emmy.