Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Ray Dolby, criador do Dolby System

Fundador da Dolby Laboratories estava com 80 anos e sofria de mal de Alzheimer

Redação Publicado em 13/09/2013, às 13h47 - Atualizado às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ray Dolby - Ryan Miller / AP
Ray Dolby - Ryan Miller / AP

O sobrenome de Ray Dolby é bastante familiar aos frequentadores de cinema. Isto porque foi ele quem criou o sistema de som conhecido como “surround”, que inovou salas de todo o mundo. E este é um dos legados que ele deixa com sua morte nesta quinta, 12.

Dolby estava com 80 anos e sofreu com um mal de Alzheimer durante os últimos anos. Eles estava em São Francisco e teve morte noticiada pela própria empresa, a Dolby Laboratories, em comunicado oficial. “Ray Dolby fundou a empresa com o compromisso de criar valores através da inovação e uma fé apaixonada que se você investir em pessoas e dar a eles as ferramentas para o sucesso elas vão criar grandes coisas. Os ideais de Ray continuarão a ser uma fonte de inspiração e motivação para todos nós”, disse Kevin Yeaman, chefe executivo da companhia.

Antes de ter sua própria empresa, Dolby trabalhou na Ampex e comandou a equipe responsável pelo primeiro aparelho de gravação em videotape. Em 1965 ele fundou a Dolby Laboratories e durante os anos registrou mais de 50 patentes. Seu trabalho rendeu prêmios no Oscar, no Grammy e no Emmy.