Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Ray Harryhausen, lenda dos efeitos especiais em Hollywood

Produtor revolucionou técnica de stop motion e é considerado um dos principais profissionais da história na área

Redação Publicado em 07/05/2013, às 15h34 - Atualizado às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ray Harryhausen - AP
Ray Harryhausen - AP

Um dos grandes nomes da área de efeitos visuais em Hollywood morreu nesta terça, 7. Ray Harryhausen fez história na indústria ao criar personagens e monstros que marcaram época em filmes como Simbad e a Princesa (1958) e Jasão e o Velo de Ouro (1963).

Harryhausen nasceu na Califórnia e foi logo influenciado por filmes como King Kong, que em 1933 impressionou o mundo com efeitos visuais. Mais tarde iria ele mesmo impressionar suas plateias com técnicas como stop motion e inovações que o tornaram o mais conceituado nome no gênero. Trabalhou principalmente nas décadas de 60 e 70, e assinou o último longa em 1981 (Fúria de Titãs).

Foram muitas desde então as homenagens recebidas dentro e fora da tela. Harryhausen tem estrela na Calçada da Fama em Hollywood e vaga no Hall da Fama da Ficção Científica. Nos cinemas, foi lembrado em Monstros S.A: o restaurante em que Mike Wazowski leva para jantar sua namorada se chama “Harryhausens”.

Ray Harryhausen tinha 92 anos e morava em Londres. Veja uma das famosas cenas criadas por ele:

Jason and the Argonauts (1963) DVD. Skeleton Fight - Amazing videos are here