Morre Ray McFall, dono de famoso clube britânico onde os Beatles começaram

Antigo proprietário do Cavern Club tinha 88 anos

Redação Publicado em 08/01/2015, às 13h49 - Atualizado às 16h06

Manly Stanley, esquerda, e Gazzer tocando para a platéria do Cavern Club em 1967.
AP Photo/SS

Ray McFall, proprietário do célebre clube inglês Cavern Club, morreu aos 88 anos, nesta quinta, 8. O bar, parte importante da história do rock no Reino Unido, é conhecido por ter sido o primeiro palcos dos Beatles.

Paul McCartney reclama de livros de história com os Beatles: “Inacreditável!”

McFall comprou o local em 1959 e, rapidamente, transformou o que era um bar de jazz em um clube onde tocavam bandas de rock novatas, como os Beatles.

A banda inglesa The Hollies rivalizou com os Beatles na década de 1960 e agora celebra 50 anos de atividade ininterrupta.

O quarteto de Liverpool fez a primeira apresentação no Cavern Club em 9 de fevereiro de 1961, no horário de almoço. No entanto, a parceria entre a banda e o proprietário do local quase não aconteceu.

Ray havia banido o uso de jeans no bar como uma forma de evitar “frequentadores indesejados”. O desavisado George Harrison, entretanto, trajava calças jeans e foi barrado pelos seguranças na entrada. O dono do estabelecimento não ficou contente ao ver o guitarrista vestido daquela maneira, mas resolveu reconsiderar. Depois desse episódio, os Beatles tocaram no Cavern Club outras 292 vezes.

O clube também recebeu artistas como Rolling Stones, Yardbirds, John Lee Hooker e Howlin' Wolf. Mas, infelizmente, em 1966, McFall foi obrigado a declarar falência e o Cavern Club foi fechado.

O prédio que abrigava o estabelecimento foi demolido em 1973.