Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Ray McFall, dono de famoso clube britânico onde os Beatles começaram

Antigo proprietário do Cavern Club tinha 88 anos

Redação Publicado em 08/01/2015, às 13h49 - Atualizado às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manly Stanley, esquerda, e Gazzer tocando para a platéria do Cavern Club em 1967. - AP Photo/SS
Manly Stanley, esquerda, e Gazzer tocando para a platéria do Cavern Club em 1967. - AP Photo/SS

Ray McFall, proprietário do célebre clube inglês Cavern Club, morreu aos 88 anos, nesta quinta, 8. O bar, parte importante da história do rock no Reino Unido, é conhecido por ter sido o primeiro palcos dos Beatles.

Paul McCartney reclama de livros de história com os Beatles: “Inacreditável!”

McFall comprou o local em 1959 e, rapidamente, transformou o que era um bar de jazz em um clube onde tocavam bandas de rock novatas, como os Beatles.

A banda inglesa The Hollies rivalizou com os Beatles na década de 1960 e agora celebra 50 anos de atividade ininterrupta.

O quarteto de Liverpool fez a primeira apresentação no Cavern Club em 9 de fevereiro de 1961, no horário de almoço. No entanto, a parceria entre a banda e o proprietário do local quase não aconteceu.

Ray havia banido o uso de jeans no bar como uma forma de evitar “frequentadores indesejados”. O desavisado George Harrison, entretanto, trajava calças jeans e foi barrado pelos seguranças na entrada. O dono do estabelecimento não ficou contente ao ver o guitarrista vestido daquela maneira, mas resolveu reconsiderar. Depois desse episódio, os Beatles tocaram no Cavern Club outras 292 vezes.

O clube também recebeu artistas como Rolling Stones, Yardbirds, John Lee Hooker e Howlin' Wolf. Mas, infelizmente, em 1966, McFall foi obrigado a declarar falência e o Cavern Club foi fechado.

O prédio que abrigava o estabelecimento foi demolido em 1973.