Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Renato Canini, ilustrador responsável por abrasileirar o Zé Carioca

Desenhista nascido no Rio Grande do Sul tinha 77 anos e vivia em Pelotas, com a esposa

Redação Publicado em 31/10/2013, às 19h05 - Atualizado às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renato Canini - Reprodução / Facebook
Renato Canini - Reprodução / Facebook

Morreu na noite de quarta-feira, 30, o ilustrador Renato Canini. O desenhista, que tinha 77 anos, foi o responsável por transformar o visual do personagem Zé Carioca, da Walt Disney, em algo mais brasileiro.

A notícia foi divulgada pelo jornal Diário Popular, veiculado na cidade onde ele morava, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O enterro seria nesta quinta-feira, 31, às 16h.

Canini foi ilustrador da editora Abril, que na época publicava as revistas da Disney, e acabou sendo o responsável por abrasileirar o personagem criado pela empresa para representar o Brasileiro. Sob o traço dele, Zé Carioca trocou o paletó e a gravata por uma camiseta mais despojada.

O desenhista nasceu em Piraí (RS) e começou a carreira aos 21 anos. Além de trabalhar na editora Abril, ele também colaborou com outras publicações, como a revista Cacique, o Jornal do Brasil, e no Pasquim.

Em 2003, ele foi homenageado pelo troféu HQ Mix e recebeu o título de Grande Mestre do quadrinho brasileiro. Canini deixa a esposa, Maria de Lourdes Martins Canini. O casal não tinha filhos.