Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre aos 90 anos Richard Attenborough, ator e cineasta britânico

“Era um dos grandes do cinema", disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron

Redação Publicado em 24/08/2014, às 20h13 - Atualizado às 21h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Richard Attenborough - AP/DAVE CAULKIN
Richard Attenborough - AP/DAVE CAULKIN

Morreu neste domingo, 24, aos 90 anos, o ator e cineasta Richard Attenborough, que venceu o Oscar por Gandhi (1982). A informação foi divulgada em primeira mão pela rede BBC, que falou com o filho de Attenborough. Segundo o veículo, ele lutava contra uma longa doença, que não foi especificada.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, usou seu twitter para homenagear Attenborough. “Seu papel em Brighton Rock (1947) é brilhante. Sua atuação em Gandhi é surpreendente. Richard Attenborough era um dos grandes do cinema", escreveu Cameron.

Presidente da British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) - responsável por distribuir o "Oscar britânico" – Attenborough se tornou conhecido por atuações em filmes como Jurassic Park. Em 1983, ele recebeu dois prêmios Oscar por Gandhi, tanto pela sua atuação como diretor quanto na categoria Melhor Filme.

Segundo o site do jornal The Guardian, o cineasta vivia desde 2013 em um lar para idosos. Em 2009, ele sofreu um derrame que o deixou em coma por alguns dias. A família do ator deve divulgar um comunicado oficial sobre a morte dele nesta segunda, 25.