Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Roberto Civita, presidente do grupo Abril, aos 76 anos

Empresário foi vítima de falência múltipla dos órgãos na noite deste domingo, 26

Redação Publicado em 27/05/2013, às 00h09 - Atualizado às 00h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Morreu na noite deste domingo, 26, em São Paulo, o empresário Roberto Civita, devido à falência múltipla dos órgãos, aos 76 anos. Presidente do grupo Abril, Civita foi internado no hospital paulistano Sírio-Libanês há três meses para a correção de um aneurisma abdominal.

Ele precisou passar por uma colocação de prótese na aorta, mas teve complicações causadas por uma hemorragia. O quadro chegou a ser revertido, mas o estado os órgãos se agravou até a falência múltipla, que culminou na morte do empresário, às 21h41 deste domingo.

Desde então, ele se afastou das obrigações do grupo editorial, passando as responsabilidades para o filho dele, Giancarlo Civita. Roberto Civita deixa a mulher, Maria Antonia Magalhães Civita, os filhos Giancarlo, Victor e Roberta Anamaria, e seis netos.

Roberto Civita era presidente do Grupo Abril e diretor editorial da Abril S.A., da qual integrava a Editora Abril, fundada pelo pai dele Victor Civita em 1950 e é responsável por publicar, atualmente, 52 títulos.

Filho de Victor com Sylvana Alcorso, Roberto nasceu em 9 de agosto de 1936, em Milão. Na Itália, viveu por três anos, até que a família decidiu se mudar para Inglaterra, para fugir da perseguição contra os judeus por parte do regime fascista que tomou o país.

A família depois seguiu para os Estados Unidos e chegou ao Brasil, em São Paulo, em 1950, quando Victor decidiu lançar a revista infantil O Pato Donald.

Depois de voltar aos Estados Unidos para finalizar o estudo superior, onde formou-se em economia e especializou-se em jornalismo, Roberto se mudou para São Paulo para trabalhar na empresa do pai, em 1958.

Roberto foi o responsável por lançar, através da editora, a revista Realidade, em 1966, cujas reportagens investigativas e narrativas em primeira pessoa deixaram uma marca no jornalismo brasileiro. Ele também foi o responsável por criar as revistas Veja, Exame e a versão brasileira da publicação direcionada ao público masculino Playboy.

O velório será realizado nesta segunda-feira, 27, a partir das 11h, no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, São Paulo.